quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

A Audrey do Lucca.


Segunda-feira, dia 23, é aniversário do Lucca. Ele fará nove anos.

Como todo ano, ele fica morto de ansiedade para ganhar presentes e comemorar.

Nisso somos iguais: adoramos fazer aniversário!

Porém, para aplacar um pouquinho esse misto de angústia e euforia que precede seu aniversário, dou pequenas lembranças como livros, DVD´s e carrinhos colecionáveis antes do presente, propriamente dito.

E esse ano não poderia ser diferente.

Ou melhor foi completamente diferente.

Na última terça-feira, após minha consulta com a terapeuta (em que ele estava presente), fomos andar nas redondezas.

Primeiro fomos ao supermercado para comprar umas guloseimas para o lanche escolar. Quando acabamos, saímos por outra porta, atravessamos a rua e nos deparamos com uma loja de paisagismo e jardinagem.

Entramos e ficamos admirando um bonsai de romã, com frutinhas reluzentes. O preço era astronômico e desistimos da idéia de levá-lo. Mas quando já estávamos saindo, apareceu um senhor oriental (desconfio ser chinês) e disse sorrindo algo que não entendemos.

Ele fez um sinal para que esperássemos e pegou um vasinho.

Qual não foi a nossa suspresa ao ver, pela primeira vez, ao vivo e a cores, uma planta carnívora.

Sorrimos junto com aquele tão simpático senhor, que nos mostrava a plantinha, fazendo demonstrações de como ela fecha suas (?) pétalas.

Nem preciso dizer que ficamos encantados e, claro, compramos o "mimo".

Depois de pagar e ouvir quais são os cuidados básicos para manter a plantinha saudável, fomos embora.

A cena era assim: eu e Lucca, saindo da rua João Cachoeira e entrando na rua Leopoldo Couto, e ele com o vaso nas mãos, falando que aquele era o melhor presente de aniversário, que ele sempre quis uma mas pensava que era impossível.

Ele olhava para o vaso e ria! Ria aquela risada gostosa de criança feliz, satisfeita.

Chegamos nos estacionamento para buscar o carro e ele mostrava para todos os manobristas, não parava um minuto.

Fomos embora e ele lá, segurando o vaso.

Antes de chegar em casa, passamos na casa da minha avó paterna, para cumprimentá-la pelo seu aniversário. E a planta junto.

Ontem fiquei matutando qual seria o melhor lugar para ela ficar, aonde poderia aparecer alguns insetos, se tinha sol, se tinha vento.

Até que eu vi uma minúscula larvinha andando em torno do vaso. Na hora pensei em oferecer o petisco à plantinha.

Porém, desisti da idéia.

Não tive coragem de mudar o curso da natureza das coisas: uma hora um inseto chega lá e vira almoço da plantinha.

Mas também, qualquer hora, eu me encho de coragem e mudo tudo. Até minha natureza, se for preciso.



OBS: o Lucca quis batizar a planta de Orion. Eu, em compesação, achava que Audrey* ficaria melhor.


*Para quem não se lembra, Audrey é a planta carnívora do filme Pequena Loja de Horrores.

Um comentário:

Elis Zampieri disse...

Imagino a felicidade. Planta carnívora é mesmo uma coisa muito curiosa até mesmo pra nós adultos, imagine pra uma criança, deve ter atiçado a imaginação dele.
Parabéns para seu Lucca. Meu Luca escolheu uma viagem ao Beto Carreiro esse ano.
Bjos!