sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Feliz Ano Velho!


Ontem eu estava ouvindo o programa "Sala dos Professores", da Rádio Eldorado FM, e o locutor, Daniel Daibem, falava a respeito da 'correria' que as pessoas vivem durante o final do ano.

Escutei aquilo e parei para pensar a respeito (estava no trânsito - parado- naquele momento).

É batata!!

Pergunte para qualquer um como estão as coisas durante esse período que precede as Festas e a pessoa dirá que está "na correria..."

Tenho a impressão de que a virada de ano foi antecipada para o Natal, e que os últimos dias do mês de dezembro se tranformaram na reta de chegada de uma grande corrida. Por que, afinal, as pessoas correm tanto?? Para onde elas vão?? Cadê a linha de chegada? Qual é o prêmio?

Juro, com um cenário desses me sinto pilotando um Ford 29 no meio de carros de Fórmula 1!! E isso me assusta!!

Nessa época parece que todos estão numa tensão danada, querendo se livrar do ano que viveram. A frase mais ouvida, e a que eu mais detesto, é entoada como um mantra: "não vejo a hora desse ano terminar".

E isso me enfurece!!!

Gente, será que em 12 meses nada de bom aconteceu?? Nada, nadica, nadinha??

Vai dizer que não teve nenhuma tarde gloriosa de sábado, numa esquina ensolarada, brindando a vida com amigos?? Ou vai dizer que não teve aquele encontro mágico, com uma pessoa especial? Não ouviu nada de bom, não assistiu nada de interessante, não encontrou parentes queridos?

Também não teve a sobremesa predileta, o prato preferido, preparados com carinho por alguém que te ama?

Nem seu cachorro fez festa quando você chegou em casa cansado, depois de um dia 'daqueles' em seu emprego novo? Você também não trocou de carro, de celular, nem comprou aquele tênis maravilhoso? Não viajou, nem foi a nenhum parque, nenhuma praia bonita, não foi a nenhuma balada legal?

Impossível!!!

Será que só sobraram as mágoas, os corações partidos? Ou, a essa altura, só sobressai a lembrança da dieta que você não fez, do cara bacana, mas não tão bonito, que você não deu bola? Será que o peso dos obstáculos que tivemos que superar é tão maior do que as lindezas que vimos espalhadas aos longo de 365 dias?

Não sei, mas acho que estou fico meio nostálgica nessa época. Porque, para mim, todos os anos sempre foram muito bons. E de todos tenho saudades: o melhor verão, as férias de julho, o ano do vestibular, o primeiro namoro sério, o nascimento do Lucca, a perda de meu avô, e mais um monte de outras coisas que se passaram nesses últimos 34 anos. Haja história - boa ou não, não importa!!

Por isso eu celebro o ano que está indo embora. Porque foi muito bom (e quem me acompanha sabe das minhas conquistas e das minhas quedas), porque eu aprendi, porque eu cresci e e subi mais um importante degrau.

Por isso, vislumbro agora que belo ano novo que está chegando, com todos seus desafios e obstáculos.

Por isso, Feliz Ano Velho!!